Semeando Ciência
A Rede Kunhã Asé de Mulheres na Ciência (RKA) possui como uma das principais linhas de atuação o SEMEAR, voltado a estudantes da educação básica. Dentro do SEMEAR, as cientistas participantes na Rede têm desenvolvido ao longo dos dois últimos anos o projeto SEMEANDO CIÊNCIA, o qual fomenta o diálogo entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Escola Municipal Miguel Arraes (EMMA) localizada na periferia de Lauro de Freitas, Bahia. Neste projeto, desenvolvemos estratégias para uma educação científica mais inclusiva e acessível, focando em temas como disparidade de gênero e vazamento de duto¹ nas ciências. ¹ Vazamento de Duto: egressão frequente das atividades acadêmicas, ao longo da vida, de pessoas devido a diversas opressões. Dominika Polkowska, 2013 (doi: 10.4067/S0718-27242013000200013)
2ª Edição - Cuidar da Semente
Parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Escola Municipal Miguel Arraes (EMMA) localizada na periferia de Lauro de Freitas, Bahia. Projeto Finalizado, realizado no ano de 2021.
3ª Edição - Meninas em Campo
Parceria entre: Universidade Federal da Bahia (UFBA); Instituto Butantan (IB); Organização Internacional Women in Global Health (OWGH); os grupos de divulgação científica: Cientificamente (ICB-USP), Coleção Entomológica (LCZ-IBu), Entomólogas, e USP Mulheres; e escolas parceiras. Projeto em andamento.
4ª Edição - Comunidades tradicionais e Mudanças Globais
Parceria entre: Universidade Federal da Bahia (UFBA); BioRevita; Free Found