marca kunha ase 25 SET - PNG _Prancheta

Uma rede de apoio à mulheres cientistas

Mulheres diversas, cientistas poderosas

A Rede Kunhã Asé objetiva debater a disparidade de gênero nas ciências e oferecer soluções pragmáticas para a baixa representatividade das mulheres na ciência. O nome da rede significa mulher de poder ou mulher poderosa, sendo uma mistura do Guarani (kunhã, que quer dizer mulher) e do Yorubá (asé, que quer dizer poder). A escolha do nome visa homenagear os povos da floresta e o povo negro, historicamente oprimidos e não representados na ciência. Desta forma, o nome visa refletir, mais uma vez, a preocupação da rede com interseccionalidade e com a representatividade não apenas da mulher, mas de todas as mulheres na ciência.

 
Happy Friends Laughing

Por que uma rede de mulheres na ciência?

O desequilíbrio de gênero nas ciências é uma questão mundial. Em 2018, as mulheres representavam apenas 28% dos pesquisadores no mundo.

A falta de políticas públicas e institucionais que apoiem as mulheres durante suas trajetórias nas ciências causa um abismo de gênero e diminui a diversidade na Ciência. Além disso, a sobreposição de diferentes obstáculos que se apresentam na vida das mulheres nos mostra que devemos considerar a representatividade de todas as mulheres na ciência.


Em resposta a estas diferenças surgiu a Rede Kunhã Asé (RKA). A RKA tem por objetivo fornecer apoio intelectual e emocional às mulheres, discutir formas de criar um ambiente acadêmico mais acolhedor à presença e sucesso das mulheres nas ciências e incentivar o ingresso de meninas nas Ciências.

 
Símbolo RKA.png
 
DSC_0503CL-2.jpg

Nossa História

Nossa rede está sendo tecida a muitas mãos...

 

Quem somos?

Mulheres diversas, cientistas poderosas

 
Colagem Kunhã Asé.png